sexta-feira, 18 de maio de 2012

Espírito Santo



Por Dennise Medeiros

Espírito Santo: O consolador

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;" (João 14:16)

É interessante prestar atenção nessa simples palavrinha, que as vezes a gente lê e nem percebe. O Espírito Santo veio como outro consolador, igualzinho a Jesus. Jesus foi o primeiro paráclito, como diz a versão católica, e agora o segundo é o Espírito. É legal pensar nesse pequeno (e importante) detalhe porque muitas vezes nós não sabemos as prováveis coisas que o Espírito Santo poderia fazer conosco. O que Jesus fez com os discípulos é o que Ele faz com agente hoje.

O Espírito Santo ensina e lembra

"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." (João 14:26)

 O Espírito Santo tem uma super-mente: Ele consegue lembrar de tudo, cada detalhezinho. Outra palavrinha aqui nesse versículo é bem importante: tudo. O Espírito te ensina sobre todas as coisas e lembra sobre tudo o que já aprendeu. Eu sei o que é olhar pra bíblia e pensar: meu Deus, como eu vou conseguir colocar na minha mente esse montão de versículo?  Eu sei, parece impossível. Mas graças a Deus, Ele conhece o nosso cérebro humano (e o coração também) e vai nos ajudar nisso.

O Espírito guia e anuncia 


"Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir." (João 16:13)

Nem sempre estamos certos. Já perdi a conta de quantas vezes situações novas apareciam na minha frente e eu ficava sem saber o que fazer, o que pensar, o que dizer. Mas, olha só, o Espírito Santo sabe! Ele sabe nos mostrar a luz e apontar o caminho. Ele é muito melhor do que qualquer GPS que exista!

Outra coisa bem legal também é que Ele nos anuncia o que há de vir. Existe uma passagem na bíblia que Paulo diz que, pelo Espírito, soube que aflições iriam vir sobre a vida dele. Ele nos avisa, sobre coisas boas e ruins. Deus gosta de nos revelar o qua há de vir porque Ele sabe o quanto precisamos. Ele sabe o que é querer saber qual profissão escolher, que pessoa namorar, essas coisas. Em  grandes e pequenos detalhes.

0 comentários:

Postar um comentário